domingo, 27 de maio de 2012

Maceió recebe caixas de leitura



Solenidade na Semed reuniu diretoras e educadores da rede pública 

Escritores integrantes do Projeto Trem das 10 Leitura a todo Vapor realizaram na última quinta-feira, dia 24, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Cambona, a entrega de mais de 200 caixas de leitura para diretoras de escolas públicas da rede municipal de Maceió. A solenidade, que contou com a presença de representantes da Semed e ONG Teteia, executora do projeto, marcou o encerramento do cronograma de atividades do Trem das 10.

Financiado com recursos do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal, o projeto vencedor do edital BNB de Cultura 2011, realizou cinquenta visitas a escolas de Maceió e Marechal, beneficiando um público direto de 3 mil pessoas, entre crianças e adolescentes participantes das oficinas culturais na sede da ONG Teteia,  educadores e multiplicadores de leitura, que compareceram as oficinas literárias, além dos momentos de contação de histórias, que reuniram os 10 autores e  estudantes da rede pública.

     
Ao concluir a etapa de Maceió, o projeto totaliza 350 caixas de leitura distribuídas, o que equivale a 3.500 livros infantis circulando por salas de leitura e bibliotecas da rede pública municipal de Maceió e Marechal Deodoro. Cada instituição beneficiada com a distribuição gratuita de livros recebeu juntamente com as caixas em formato de trem, catálogos contendo minibiografias dos autores, alem de sugestões de dinâmicas de leitura que poderão ser relacionadas a conteúdos das disciplinas escolares.
     
“Agradeço, de antemão, a todos que participaram deste projeto pelo empenho e carinho, e pela alegria proporcionada aos alunos. Muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de conhecer de perto um autor de sua terra. Acho que cumprimos nosso papel de contribuir com a democratização da leitura em nosso Estado, de não cruzar os braços, enquanto a política de educação continua a passos lentos. Espero que cada autor continue afirmando sua caminhada no universo da literatura infantil, plantando e colhendo frutos, sem ter medo dos solos árduos que muitas vezes temos de enfrentar”, concluiu Simone Cavalcante, autora e coordenadora editorial do Trem das 10 Leitura a Todo Vapor.



Autores e atividades literárias

Os livros selecionados para as caixas de leitura são de autoria dos escritores Tiago Amaral, Ruth Quintela, Marijôse Albuquerque, Claudia Lins, Socorro Cunha, Leonardo Pimentel, Luciana Fonseca, Simone Cavalcante, Fátima Maia e Ricardo Cabús. A distribuição gratuita das obras foi apenas uma das etapas do projeto, iniciado em janeiro com a realização de oficinas culturais e literárias, comandadas pela contadora de histórias Marize Sarmento, do grupo Contadores da Carochinha..

O projeto também realizou formações literárias para mães e educadores de Marechal Deodoro e representou uma iniciativa pioneira conduzida por uma ONG em benefício da educação pública em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário