domingo, 27 de maio de 2012

"Os livros só mudam as pessoas"



Fátima Maia 
Escola Paulo Freire, no sítio São Jorge. Cheguei com quase dez minutos de atraso depois de ter vasculhado o bairro quase que totalmente à procura da escola que quase ninguém sabia da sua localização. Fui recebida com expectativa pelos alunos e professores que achavam que eu não ia mais. Quando apertei a cigarra da escola vi, as cabeças que assomavam às portas das salas de aula numa demonstração da agitação que a espera os causara. 


Fui recebida pela diretora, coordenadora e supervisora que cuidaram de abrir os cadeados que os protegiam dos perigos oferecidos por alguns moradores indesejados. A presença do projeto Trem das 10 - leitura a todo vapor levou com certeza além da importância do projeto com a sua dimensão para o acervo escolar, a visita de um autor  que investido de sua condição e da sua responsabilidade propõe por meio do conhecimento e da aprendizagem uma mudança de atitude para os novos leitores como tão bem definiu Mário Quintana ao afirmar: 


“ Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. 


A apresentação do projeto nesta escola teve um sabor especial por incentivar o hábito da leitura como formação, informação, entretenimento e a possibilidade de sonhar e viajar pra um mundo muito melhor do que esse mundo de violência que os cercam. Contudo, recebi das crianças e dos professores a alegria do encantamento pelos olhares e expressões que acompanharam cada momento da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário