terça-feira, 27 de março de 2012

Brincando de ler com as crianças da Maria do Socorro Tavares

O encontro com as crianças da Educação Infantil da Escola Maria do Socorro Tavares, dia 21 de março, foi minha terceira visita dentro da agenda do Projeto Trem das 10 Leitura a Todo Vapor.

Os pequenos adoraram as brincadeiras feitas durante a contação, e eu me diverti bastante, pois elas embarcaram na magía do fabuloso Reino de BILINGUINDONE.

A escola municipal fica no bairro do Poço, e atende a 150 crianças com idades entre 03 e 05 anos, o que equivale as classes dos Maternais ao Jardim II, denominado 2º período.

A casa é pequena, mas muito arrumadinha, e a área externa, que lembra a varanda de uma casa, se transformou em nossa varanda literária.

É incrível como as crianças curtem imaginar as situações da história, olhavam para o céu tentando decifrar o formato das nuvens para ver se pareciam com as nuvens do bosque encantado, fizeram a sonoplastia das cenas, gargalhando na hora do riso e miando para chamar o Gato Precioso.

O aluno Cauê me ajudou a abrir o pote encantado para libertar BILINGUINDONE do feitiço da rainha Vermelha e ao final da história todos fecharam os olhos enquanto eu soprava o pó imaginário.

Naquela noite, educadores e alunos combinaram de sonhar com as conquistas que mais desejam para suas vidas e eu aproveito para sonhar que um projeto como esse aconteça muitas e muitas vezes por esse Brasil, pois  quem ama caminhar entre os livros saberá compreender quão maravilhoso é poder oportunizar o encantamento da leitura para todos.

Meus sinceros agradecimentos a diretora Lilian e toda sua equipe pedagógica pelo carinho com que acolheram o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário