quinta-feira, 29 de março de 2012

Seria o menino Raimundo Pelado?



Visitando uma escola pública, no Vilage Campestre, tive a impressão de ter visto um personagem de livro. Ou seria fantasia da minha cabeça? Ele parece o Raimundo Pelado, do texto A terra dos meninos pelados, do nosso mestre Graciliano Ramos.


É claro, é só uma fantasia. O Leandro não é o Raimundo, mas bem que podia ser, ter "olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada". Por que, não? O que é ficção? O que é realidade? Por um instante quis acreditar que aquilo era possível.


Quem sabe um dia os meninos como Leandro tocarão os pés num país tão encantado como Tatipirun, um lugar onde há livros por todos os lados, e as histórias sobrevoam nossas cabeças como nuvens, sempre que desejamos  estar com elas. Neste país, os contos de fadas são como doces gigantes que nunca se acabam, e brotam em árvores de páginas de livro. E o marca texto é um escorrega-escorrega macio por onde se pode atravessar para outras galáxias de palavras.


Na escola Graciliano Ramos do Campestre, estuda Leandro suas lições de Geografia, Português, Ciências e tantos assuntos mais. Talvez conheça poucos reinos encantados, porque na sua escola há um número reduzido de livros de literatura infantil.


Mas quem sabe com a Sala de Leitura A terra dos meninos pelados que lá foi criada ele não possa viajar em países diferentes e viver, como fez sua amiga de turma,  outra espécie de aventura sem perder as asas de criança!



Nenhum comentário:

Postar um comentário